Comissão julgadora
Dicléa Ferreira de Souza
Formada pela Escola do Teatro Municipal do Rio de Janeiro. Teve como mestres Tatiana Leskova, Consuelo Rios, Vaslav Veltcheck, Madame Egorova em Paris, Madame Preobajenska e Hector Zaraspe em Nova York. Solista do Corpo de Baile do Teatro Municipal do Rio de Janeiro. Trabalhou com diversos coreógrafos de renome internacional tais como Leonide Massine e Igor Schweezof. Bailarina do Ballet da Juventude e do Ballet Society no Rio de Janeiro. Fez estudos de especialização na Europa e Estados Unidos. Diretora da escola que leva seu nome e do Grupo Ballet de Pelotas. Jurada do Festival de Dança de Joinville e do Festival Internacional de Dança do CBDD. Desde 1960 tem apresentado grandes montagens com a Escola e o Grupo Ballet de Pelotas, tais como: “Don Quixote”, “A Bela adormecida”, “O Lago dos Cisnes”, “O Quebra-Nozes”, “La Bayadera”, “Giselle”, “La Fille Mal Gardée” entre outros. Desenvolveu durante 10 anos o projeto “A Magia da Dança”, ensinando ballet clássico a estudantes da rede pública municipal, promovendo um trabalho de inclusão social e cultural. Recebeu diversos prêmios e títulos como: Bailarina Revelação - Folha Carioca, Personalidade do Ano no Setor de Arte em Pelotas, Título Cidadã Pelotense (Câmara de Vereadores), Comenda Mérito Artístico da Dança (conferido pelo CBDD) no Rio de Janeiro, Homenagem Especial - VIII e X Festival de Dança de Joinville - Maior número de Vencedores em 1992, Prêmio IEACEN 1995, Destaque do ano de 2003 - GRUPO RBS. Tem sido tema de publicações tais como o livro “Ballet em Fotos” (2004), que conta sua história, da Escola e do Grupo.
Daniela Souza
Diretora Artística e professora da Escola de Ballet Dicléa Souza. Formada pela Escola de Ballet Dicléa Ferreira de Souza, com aperfeiçoamento na Escuela Nacional de Danza (Uruguai) e na Julliard School (Nova York). Foi bailarina profissional no Grupo Novo Ballet de Juventude (Rio de Janeiro), na Fundação Teatro Guaíra (Curitiba) e na Cia. Nacional de Bailado (Lisboa/Portugal). Dançou como 1ª bailarina da Escola de Ballet Dicléa Ferreira de Souza entre 1997 e 2009. Premiada com 1º e 2º lugar no Festival de Dança de Joinville. Medalha de Ouro e Prêmio Maria Olenewa de Melhor bailarina Clássica no IV Festival Nacional de dança (Rio de Janeiro). Participou de tournées Nacionais e Internacionais dançando em países como França, Japão, Portugal e Bélgica.
Eliana Oliveira
Formada pela Escola de Ballet Dicléa Ferreira de Souza. Aperfeiçoou seus estudos no Rio de Janeiro e em Nova York. 1ª bailarina em ballets como Giselle, Coppelia e Viúva Alegre. Prêmio Revelação Artística no papel-título do ballet Carmen. Coreógrafa de diversas obras como “Performance”, “Talvez Amanhã” e “Spartacus”, ganhando primeiro lugar em diferentes edições do Festival de Dança de Joinville. 1º lugar no VIII Concurso Internacional de Novos Coreógrafos do Rio de Janeiro com “Cavalleria Rusticana”, adaptação da ópera para ballet. 1º lugar com “Três Prelúdios” e “Tango” no Festival Latino Americano de Dança, em 1998 e 2001. Contemplada com o Prêmio Klaus Viana de Dança em 2006 pela montagem original “Fascínio, Todo Tango”. Diversas premiações como coreografa da Escola de Ballet Dicléa Souza em festivais nacionais e internacionais.
Elisabeth Lemos
Começou a estudar na Escola de Ballet Dicléa Ferreira de Souza em 1960, onde se formou em ballet clássico. Ao mesmo tempo concluiu o Curso de Letras na Universidade Católica de Pelotas. A convite da diretora começou a lecionar para as turmas básicas. Em 1972, após um mês de estudos em Nova York, iniciou a implementação do Baby Class. Durante 37 anos foi professora, ensaiadora e assistente de direção desta escola.
Gustavo Duarte
Educador Físico, bailarino e coreógrafo. Mestre (UFSM) e Doutor (UFRGS) em Educação. Pós-Doutor em Dança (UFBA). Docente dos Cursos de Dança e Educação Físcia da UFSM/RS. Coordenador do GEEDAC (Grupo de Estudos em Educação, Dança e Cultura) e do LICOR (Laboratório de Improvisação e Coreografia). Autor do livro; "Entre armários e gavetas: homossexualidade masculina e o processo de envelhecimento" (Ed. Appris, 2019).
Isadora Klee Oehlschlaeger
Iniciou os estudos em jazz na “Male Escola de Ginástica e Dança” em 1994 e em ballet clássico na “Escola de Ballet Diclea Ferreira de Souza” em 1996. Em 2007 juntou-se ao Grupo Universitário de Dança da Escola Superior de Educação Física da UFPel, sob coordenação da prof. Male, onde foi bailarina solista e bolsista do projeto de extensão. Como bailarina obteve inúmeras premiações, entre elas a de Melhor Bailarina do Festival Vem Dançar 2012 (POA) e de Melhor Bailarina do Festival Dança Pelotas 2016, apresentando coreografias de jazz e de ballet clássico de repertório. Fez cursos com grandes nomes do jazz, entre eles Erika Novachi, Wald Oliveira, Mery Rosa e Eliane Fetzer. Atualmente é bailarina do Grupo Ballet de Pelotas.
Maria Helena Klee Oehlschlaeger (Malê)
Graduada e Pós-Graduada em Educação Física (UFPel). Mestre e Doutora em Saúde e Comportamento (UCPel). Professora de Dança e Atividades Rítmicas da Escola Superior de Educação Física (UFPel) por 25 anos. Coordenadora do GRUD (Grupo Universitário de Dança da ESEF/UFPel) por 25 anos. Especialista em Sapateado Americano, com aperfeiçoamento nos Estados Unidos e técnica de Gregory Hines. Experiências em inúmeros festivais de dança, como: Festival de Dança de Joinville, Prêmio Desterro, Bento em Dança, Santa Maria em Dança, Vem Dançar, Festival de Dança Sogipa, Dança Bagé e Dança Pelotas. Obteve inúmeras premiações, dentre elas: melhor grupo, melhor coreografia e melhor bailarina.
Paula Mesquita
Fisioterapeuta, Mestre em Ciências do Movimento Humano. Formada em Ballet Clássico na Escola de Ballet Dicléa Ferreira de Souza, tendo como mestres Daniela Souza e Eliana Oliveira. Solista do Grupo Ballet de Pelotas. Protagonista dos ballets Cinderella e A Viúva Alegre. Participante em festivais de dança em Santa Catarina e Rio Grande do Sul, conquistando premiações variadas e destaques como melhor bailarina.
Samanta Passalia
Professora da Escola de Ballet Dicléa Souza. Formação de Ballet Clássico, Jazz, Contemporâneo e Sapateado no Gênesis Centro de Dança e na Escola de Dança Marilda Alves de Andrade (Orlândia-SP). Cursos variados de Ballet clássico, Pax de deux, Jazz e Contemporâneo com Marisol Gallo, Elydio Antonelli, Cássio Vitaliano, Fernando Fabri, Jean Alex, Felix Valentim, Tut Moraes. Participação em festivais de dança em São Paulo e Minas Gerais, conquistando premiações variadas. Bailarina e solista de ballets de repertório. Diretora Proprietária do Studio de Dança Samanta Passalia (2014 - 2019). Organizadora de festivais infantis com ballet temáticos, como: Conto de Fadas, Frozen e Procurando Dory. Professora de aulas de dança para público infantil desde 2005.
Victor Medronha
Professor da Escola de Ballet Dicléa Souza. Formado em ballet clássico nesta escola, tendo como mestres Eliana Oliveira e Daniela Souza. Graduando em Educação Física Licenciatura. 1º bailarino do Grupo Ballet de Pelotas, protagonizando obras como Dom Quixote, Cinderella, A Viúva Alegre e O Quebra-Nozes. Cursos de aperfeiçoamento de ballet clássico, pax de deux e contemporâneo com professores renomados tais como: Luis Arrieta, Toshie Kobayashi, Ricardo Scheir, Augusto Lima, Victoria Milanez, Anderson Dionísio, Denys Nevidomyy, Priscila Yokoi e Alex Neoral. Participou de diversos festivais de dança em Santa Catarina e Rio Grande do Sul, conquistando premiações variadas.